O século XXI trouxe consigo novos nichos no mercado, fomentando o empreendedorismo entre os cidadãos. À vista disso, o prefeito Caio Cunha tem estimulado fortemente as iniciativas empresariais em sua gestão, fazendo de Mogi das Cruzes o berço das inovações responsáveis por revolucionar o empreendedorismo. Quer saber por que essa cidade é propícia para o desenvolvimento de novas empresas? Então continue lendo!
Quais são as principais inovações de Mogi das Cruzes?
É de conhecimento geral que uma cidade se torna atrativa para novos empreendimentos quando está repleta de inovações. Isso porque, com a implementação de novas tecnologias, o município dispõe de mais facilidades para o surgimento de novas empresas, possibilitando que empreendedores, trabalhadores e clientes tenham uma mobilidade urbana mais acessível para a sede da corporação.
Desse modo, a gestão de Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, entregou para o município diversas inovações tecnológicas, tornando-o mais atrativo para os empreendedores. Entre elas, as que merecem mais destaque são a digitalização da prefeitura e seus serviços, a implementação de novas frotas de ônibus, o desenvolvimento de projetos voltados para a primeira infância, a Quitanda Social, a Muralha Mogiana, a revitalização e construção de hospitais, e a inauguração do PipaHub.
Como essas inovações favorecem o setor do empreendedorismo?
Todas as iniciativas exercidas durante a gestão do prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, surtiram efeito diretamente no setor do empreendedorismo. Com a digitalização da prefeitura, por exemplo, é possível que os empreendedores tenham mais facilidade ao acesso dos documentos necessários para operar a empresa dentro da cidade, o que, certamente, atrai mais empresários para Mogi das Cruzes.
Além disso, com uma melhor qualidade de vida e maior segurança, proporcionadas pelas ações da prefeitura, os empreendedores se sentem mais seguros para fundar suas empresas no município. Isso porque, os próprios cidadãos se sentem atraídos para residir em Mogi das Cruzes, garantindo para as corporações, mão de obra em abundância, além de espaços mais protegidos contra a criminologia.
O que é o PipaHub e qual sua importância para o empreendedorismo?
Uma das entregas de Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), que merece um parágrafo só para si é o PipaHub. Esse complexo compreende um ambiente inovador que reúne serviços voltados para empreendedores e startups, permitindo que os empresários troquem experiências, dúvidas e ideias para aprimorar seu negócio.
O local foi inaugurado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico no centro da cidade, contando com serviços eficientes para o setor do empreendedorismo. Assim, o PipaHub é estruturado para comportar 200 pessoas e vagas para 30 coworking, reunindo serviços da pasta, como a Sala do Empreendedor, Mogi Conecta, programa de capacitação Crescer e o Banco do Povo.
Dessa forma, considerando todas as ações realizadas durante a gestão de Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, é possível afirmar que as inovações estão revolucionando o empreendedorismo em Mogi das Cruzes. Todas as entregas efetuadas pela prefeitura nos últimos anos tem servido para atrair novos empreendedores, garantindo para a cidade uma ampla gama de empregos e um melhor desenvolvimento socioeconômico.